Olá meus amigos. Este é meu primeiro artigo falando sobre Liderança e quero começar com
uma proposta ousada: uma série de artigos temáticos, relacionando Liderança com
outros tópicos de conhecimento. Vou começar falando sobre Marketing de Conteúdo
e 5 Lições que temos a aprender com ele, ou seja, conceitos que podem - e devem
- ser aplicados durante o exercício da Liderança.
Contextualizando brevemente, Marketing de Conteúdo é uma forma profundamente
poderosa de atrair, cativar, criar relacionamento e abastecer seu público de
informações sobre determinado assunto, através de disponibilização de conteúdo
(reportagens, artigos, vídeos, e-books, infográficos, etc.) com a intenção
final de obter algo em troca - normalmente a venda de seu produto. Quer saber
mais? Baixe aqui um
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Vamos às 5 Lições, então?
1. Entender a necessidade do cliente: para desenvolver um bom conteúdo, você
precisa, fundamentalmente, conhecer muito bem o seu cliente e entender suas
necessidades. Para isto, é utilizado o conceito de persona, segundo o qual você
imagina o seu potencial cliente: onde ele está, quais são os seus
comportamentos (em qual horário e com qual frequência), faixa etária que
pertence, qual o seu sexo, etc.; de posse destes dados, você elabora o conteúdo
que será direcionado e altamente relevante para ele. Não é diferente para
qualquer líder: você precisa conhecer seu time em profundidade e entender
exatamente o que precisam, como "funcionam", a dinâmica pessoal e a
dinâmica dentro do grupo, quando você pode ser mais incisivo e quando deve ser
mais leve, em que momentos você deve agir, etc. e, munido destes dados, exercer
sua liderança.
2. Educar público interno e externo a conhecer e entender o real valor do
produto ou serviço: o conteúdo produzido deve demonstrar a proposta do seu
produto - porque existe, qual necessidade vai atender, benefícios que vai
entregar, vantagens sobre os concorrentes, etc. - e, quando o cliente entender
o seu valor (o que ele recebe ao adquirir o produto), você dirá o preço (quanto
custa); ele também servirá, com os mesmos objetivos, para o público interno. O
líder deve fazer o mesmo, tornando conhecida a sua forma de trabalho, os
objetivos estabelecidos e seu prazo, comportamentos não toleráveis e
comportamento esperado, individualmente e do grupo, etc., e todas as
informações que forem pertinentes. Assim, o que você vai "vender" ao
seu time é você mesmo e suas ideias; se eles entenderem o seu valor, vão pagar
o seu preço.
3. Relevância nos resultados: na internet, milhares de resultados são
encontrados para qualquer tipo de busca. Há uma questão mais técnica sobre como
estar no topo da lista, mas, dentre outros fatores, é fundamental ter
relevância para ser procurado/encontrado e claro, o Marketing de Conteúdo
torna-se peça chave neste processo. Uma das formas é linkar seu conteúdo com outros
de igual ou maior relevância; aplicando à liderança, é desenvolver
relacionamento com outros líderes - com os melhores, se possível. Outra forma é
adequar o formato de seu conteúdo para cada lugar onde ele será exposto (site,
blogs, redes sociais, banners) sem que altere a essência; a associação, óbvia:
em lugares e pessoas diferentes exigem comportamentos diferentes, porém isto
não deve provocar alterações na essência do trabalho do líder.
4. Interação para gerar relacionamento: no Marketing de Conteúdo, sempre
busca-se desenvolver um relacionamento; começa de uma forma bem
descompromissada, no estilo "eu dou algo que você quer e você dá algo que
eu quero" mas, se bem conduzido, pode chegar a um relacionamento sólido.
Neste ínterim, receber comentários sobre seu conteúdo, mesmo que negativos, é
um sucesso: são uma grande oportunidade de você melhorar, demonstrar que aceita
e lida bem com críticas e até, eventualmente, transformar isto em um ponto
altamente positivo para o cliente e, consequentemente, para sua marca; temos
visto o Nubank fazer isto inúmeras vezes e das mais diversas formas. Para o
líder, receber feedbacks também é valioso, mas as pessoas só se sentirão à
vontade para fazê-lo se sentirem que há abertura para tanto, o que é propiciado
pela interação mútua e constante.
5. Espalhe o conteúdo até explodir: você deve espalhar o conteúdo da forma mais
ampla possível - quanto mais divulgado, melhor. A divulgação, feita por pessoas
que são autoridades no assunto, aumenta seu alcance; divulgação feitas por
áreas complementares à sua geram retroalimentação de leads. Monitorar
resultados é imprescindível e, se necessário, repita a publicação, para
alcançar a todos. Na liderança, você divulga as ações e resultados - suas e do
seu time - o máximo possível: para seus líderes, seus pares, seus liderados,
seus familiares, empresas parceiras e fornecedoras, etc. Além de dar a
oportunidade de outras pessoas celebrarem suas conquistas, você também
pavimenta o caminho para ser reconhecido como autoridade no assunto, o que,
convenhamos, não é nada mau, né?
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