Estamos no Google+

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

03 Lições de Cinema aplicadas à Liderança

Lições Cinema Liderança - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Tem sido muito bom dividir com vocês esta série de artigos sobre Liderança, não só pelo prazer de escrever, mas especialmente pelo retorno que tem gerado e que tenho recebido, comentários muito positivos e também participações mais do que especiais, com comentários e colaborações que vão enriquecendo ainda mais o conhecimento de todos que leem e compartilham, incluindo o meu, claro. 

Bem, inicialmente você pode pensar que neste artigo eu vá citar alguns filmes e suas Lições de Liderança. Há milhares de filmes com lições maravilhosas de Liderança, desde os clássicos até os mais inusitados, mas não é sobre isto que vou falar. Vou falar diretamente sobre a indústria cinematográfica e lições de liderança que tem a nos ensinar. O Cinema é maravilhoso. Surgiu com os irmãos Lumière, que fizeram a primeira projeção em Paris, no ano de 1895 e ao longo do tempo tem entretido, emocionado e ensinado muito a Humanidade. Se você quer saber mais sobre o assunto, clique aqui e/ou aqui e saiba mais. 

Vamos lá?

1. Imagens e movimento importam: desde o início dos tempos o ser humano registra coisas com imagens, como podemos perceber através da arte rupestre; a própria escrita não deixa de ser um conjunto de desenhos - ideogramas que o digam. Ao longo do tempo evoluímos no registro das imagens, fazendo isto através de desenhos, pinturas, até finalmente chegarmos à fotografia. Porém, ao unir imagens e movimento, os irmãos Lumière "elevaram a barra", tornando possível registrar e reproduzir, a qualquer momento, aquilo que até então somente os olhos podiam registrar. Isto ensina que, ao longo do tempo, não basta apenas registrar e "congelar" determinados momentos, a realidade é dinâmica e as pessoas se atraem por este movimento e, como isto ocorrerá naturalmente, o líder deve ser a pessoa a preparar, planejar e conduzir o time para isto. Também, em algum momento, ele deve ser capaz de "reproduzir" imagens do passado, situações que ocorreram, utilizando-se disto para rever conceitos e princípios importantes para o time.

2. Histórias importam: interessantemente, inicialmente havia um pensamento de que os filmes deveriam ser unicamente de caráter científico. Porém um ilusionista chamado George Méliès começou a produzir filmes de ficção e, como pessoas gostam de histórias, especialmente sobre outras pessoas, logo o cinema tornou-se fonte de entretenimento e adquiriu a proporção que tem hoje em dia. Isto demonstra que histórias são importantes e atraem a atenção de todos, portanto o líder sempre deve preocupar-se em construir narrativas do grupo, de suas façanhas, de seus percalços, do porque de estarem ali, de como outras pessoas fazem ou fizeram a mesma tarefa - se possível contando histórias de quem fez bem feito e quem fez mal feito. Quem viveu o momento sabe como as coisas aconteceram, cada qual em sua ótica, mas as narrativas se perpetuam até o infinito através das próximas gerações. Portanto, dê valor às historias, escolha bem o que contar e como contar. 

3. Símbolos importam: símbolos tem potencial imensurável; falam mais do que se poderia ou deveria explicitar, isto porque a descrição restringiria a capacidade de inferência individual e potencial atrativo; conforme Jung fala no livro O homem e seus símbolos, "símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais além de seu significado evidente e convencional". O cinema usa símbolos a todo momento: roupas dos personagens, o cenário ao fundo, as referências a acontecimentos, o enfoque da câmera, as próprias palavras utilizadas, enfim, o conteúdo simbólico de cada filme é inimaginável. O líder também deve utilizar-se de símbolos a todo momento, seja para motivar, treinar, orientar, alertar, reagrupar, conduzir (etc., etc., etc.) seu time. Ex.: várias pessoas do seu time gostam de esportes; depois de um dia cansativo, compre Gatorade para eles; dê uma medalha dourada a quem bater a meta; institua o prêmio Guga Kuerten para aquele que mais erguer o moral do time, etc. 

Gostou? Então curta, compartilhe e deixe seu comentário. Se preferir, me envie um e-mail no samuelbonette@tenhoumsonho.com.br.


Leia mais: