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domingo, 15 de janeiro de 2017

05 Lições de Vendas aplicadas à Liderança

Lições Vendas Comercial Liderança - www.samuelbonette.blogspot.com.br
Olá pessoal! Último artigo da série, e não poderia deixar de falar sobre uma das mais antigas atividades humanas: a Área Comercial. Lembro de um artigo que li certa vez (não lembro o autor, me perdoem), que começava com uma brincadeira, falando sobre o vendedor Jaque: "Jaque não deu certo em nenhuma outra profissão, foi ser vendedor". Isto denota que, embora talvez seja a área de atuação com maior número de pessoas envolvidas, muitas vezes é relegada a uma posição "secundária", ou sem o devido reconhecimento. Entretanto, é a área que leva a grande maioria das empresas adiante -senão todas.

Chega a ser quase desnecessário conceituar o que é Comércio/Área Comercial, mas para nivelamento, vamos com a definição do site Priberam: Atividade de compra, troca ou venda de mercadorias, produtos, valores, etc.; negócio, tráfico. Notem que nesta última palavra a coisa já começa a ficar interessante, especialmente se você pensou em "tráfico de influência", não é mesmo?

Vamos lá, então?

1. Quanto mais gente, melhor: se você trabalha na área comercial, já sabe que mais pessoas é igual a mais vendas, por uma questão óbvia: as pessoas precisam de produtos e serviços e, naturalmente, alguém vai ter de vender para elas (que seja você, né? rsrsrs); se você consegue direcionar as pessoas para comprar isto ou aquilo, você está liderando-as e, quanto mais habilmente você conseguir fazer isto, melhor vendedor será. A aplicação disto é bem prática: assim como um vendedor, o líder tem de conduzir seu time vendendo seu (melhor) produto: suas ideias. Quanto mais pessoas comprarem suas ideias e as levarem adiante, mais influente e melhor líder você será.

2. Timing: o vendedor tem que ter o timing certo para a venda; nem tempo a mais, senão o comprador pode desistir, nem tempo a menos, pois o comprador pode não ter entendido completamente o produto/serviço. Há uma historieta que conta que uma senhora de meia idade foi até uma loja de móveis acompanhada de um rapaz e este tocou lindamente um piano de cauda, instrumento mais caro da loja e, ao final, aquela senhora disse "vou levar este piano". O vendedor respondeu: "vai ser uma excelente aquisição para seu filho", ao que a senhora respondeu: "não é meu filho, é meu namorado" e logo em seguida, abandonou a loja e a compra do produto. Liderança também exige timing, especialmente com palavras e ações que, se colocadas fora do devido horário (sejam elogios ou redirecionamentos) podem levar à perda do time, da tarefa e até de seu cargo.

3. Ganhar um cliente é melhor que vender um produto: vendedor chato até pode conseguir te empurrar um produto, mas quando você percebe a fria em que entrou, nunca mais volta a comprar com ele ou daquela empresa, não é mesmo? É melhor vender um produto com menor margem de lucro mas que satisfará seu cliente do que o contrário. O segredo para vender sempre é o relacionamento com o cliente e a confiança que advém deste; a liderança se dá da mesma forma: relacionamento e confiança. Sem estes, você até pode subsistir por muito tempo, mas nunca vai alcançar objetivos grandes nem resultados espetaculares - além de, muito provavelmente, tornar-se uma pessoa infeliz.

4. Negociação: "a melhor negociação é aquelas que todos perdem um pouco". Normalmente as pessoas não gostam muito desta piada, mas o que ela transmite é: se você quer fechar uma negociação, precisa estar disposto a ceder em algum ponto. Os grandes negociadores já incluem estas "perdas" em sua pedida inicial para que, ao final, obtenham o que desejam; se partirem exatamente daquilo que desejam, ao final terão menos do que precisam. Na liderança, o exercício é saber onde pode ceder e onde não deve ceder; saber pedir a mais para conseguir o desejado; dar um prazo dilatado para cumprir antes ou prazo impossível para que a tarefa seja cumprida em tempo exíguo.

5. A moeda importa: se você compra em dólar e vende em reais, precisa fazer muito bem as conversões de moeda ou poderá perder muito dinheiro; e quando você não converte em moeda, mas troca um produto diretamente pelo outro, também precisa ter sua planilha de custos muito bem ajustada, para saber o quanto custa aquilo que está dando em troca e quanto lhe é válido o que está recebendo. Na liderança, não troque algo que é importante por algo que perece facilmente; não abra mão de bons princípios para manter um suposto clima agradável; não descarte pessoas por conta de vaidades ou frivolidades; saiba a importância de cada pessoa, tarefa, ação, tanto em valores tangíveis quanto intangíveis, para fazer as "precificações" corretamente.

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