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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A empresa com o pior RH do mundo

RH, Gestão, Administração, confusão, solução - www.samuelbonette.blogspot.com.br
“Trabalho na empresa com o pior RH do mundo. Trabalho lá há três anos e nunca recebi certo. Nós enviamos coisas simples como “pagar 40 horas extras para Fulano de Tal”, mas eles simplesmente não conseguem, nunca vem certo. Há um tempo atrás esqueci de bater o ponto na volta do almoço e adivinha: me descontaram três horas no contracheque. Aí, para receber, só no outro mês. O cara do RH fez isto porque tinha muitas pessoas que saíam durante o expediente para ir pagar conta, aí ele tomou a atitude de descontar. A confusão é tanta que ao invés de ficar bravo com o cara eu agora oro por ele.”

Ouvi este relato há alguns dias. Com tristeza, mas não com surpresa. Se você falar com as pessoas, talvez elas perguntem quem é o colega que relatou isto a você, isto porque muitas vão se identificar totalmente com o relato, especialmente na parte que fala sobre o pior RH do mundo estar na sua empresa. Quando trata-se de R&S e seus retornos sobre processos seletivos então, a reclamação é generalizada, visto que os retornos negativos são quase como enterro de anão, ou seja, "ninguém nunca viu".

Por um lado, existe uma visão fantasiosa e exagerada sobre o RH, ou seja, que este resolverá todos os problemas, que proverá promoções, aumento de salário, de produtividade, eliminará problemas de relacionamento e fará pessoas comuns tornarem-se profissionais espetaculares. Fomenta também uma visão de RH como "dono da empresa", tornando obrigatório que tudo passe pelo RH: este tem que saber tudo o que está acontecendo, avaliar, dar opinião, controlar, chancelar e carregar a empresa rumo ao topo. Isto acaba por sobrecarregar a área e torná-la ineficiente. Este tipo de visão inclusive atrai muitas pessoas a querer trabalhar no RH, porque em suas mentes elas conseguirão fazer isto, e "muuuuito melhor do que quem já está lá fazendo tudo errado".

Do outro lado, existe uma área como qualquer outra, com pessoas iguais as outras, sujeitas a erros como todas as outras, com rotinas, metas e obrigações específicas da área. É bem verdade que não são muito afeitos a tecnologia e por vezes parecem preocupados apenas com seu próprio umbigo, resolvendo seus problemas e atendendo a seus objetivos sem ao menos olhar para o lado e tentar entender o negócio da empresa ou o que está acontecendo nos outros setores da mesma. Parece que até mesmo alguns gestores de RH ainda não aprenderam o mais elementar: empresas são criadas para obter lucro! Se o RH não colaborar para isto de maneira clara, palpável e tangível, jamais será uma área estratégica, como se pretende.

Mas tem solução! Veja estas 3 dicas simples:

1. RH não é fonte de um cenário perfeito: Não espere o RH fornecer um cenário de perfeição. Em seu escopo mais elementar, RH seleciona e contrata/promove pessoas (R&S), capacita-as (T&D) e cuida de aspectos legais da relação trabalhista (DP) como pagamentos, férias, benefícios, etc. Se fizer isto com excelência já estará fazendo um grande bem à organização e estará ajudando a conduzi-la ao "seu lugar ao sol".

2. RH não deve fazer gestão de nada que não seja ele próprio: a tarefa de RH é, dentro do escopo das atividades de T&D, capacitar os gestores de cada área a fazerem bem a gestão de sua equipe, tanto de pessoas quanto de metas e objetivos, nada além disto. As áreas devem ter seus objetivos bem claros e correr atrás deles, sem ter o subterfúgio de usar o RH como desculpa para o seu não atingimento; isto ocorrerá quando o RH estiver cumprindo o seu escopo elementar com excelência.

3. Em terceiro e último lugar: com a tecnologia aliada a qualificação, o RH poderia trabalhar menos e fazer muito mais, de forma inteligente. Sabemos que a tecnologia é fator preponderante para alto desempenho nos dias atuais, e, aliada a expertise da qualificação em relações humanas e a consciência de que o papel estratégico do RH é empoderar as empresas para atingir seu objetivo (lucro) através das pessoas, faria uma combinação poderosa para colocar o RH onde ele quer: RH Estratégico.


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